A escolha certa dos equipamentos pode fazer a diferença na evolução de um treino? A resposta é claramente que sim....
Personal Trainer: Como podes combater o sedentarismo na população?
Se é verdade que há muitos portugueses estão a começar a render-se aos exercício físico (muito por culpa de profissionais de fitness, que tentam incutir esta necessidade aos atletas!), também é verdade que ainda há muitos portugueses que mantêm um sedentarismo perigoso.
Talvez seja por isso que a Direção Geral da Saúde (DGS) quer incentivar os médicos dos centros e unidades locais de saúde a prescrever mais exercício físico, enquanto avaliam a atividade física e o comportamento sedentário dos utentes, e apostando na avaliação da atividade física a menores de 15 anos. É certo que a entidade já tem em prática uma ação que cobre todo o território, o Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, e até se registou um aumento significativo da monitorização dos utentes pelos médicos. Mas não chega! Segundo números da própria DGS: apenas 3% dos adultos têm a avaliação da atividade física no sistema do Serviço Nacional de Saúde.
Podem ser apontadas várias razões para estes números: os médicos desconhecem ou têm dificuldades no acesso às ferramentas para o registo dos dados. Aliás, a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar diz mesmo que o sistema é lento e obriga ao preenchimento de diversos parâmetros e informações.
Mas a questão que mais destaque merece é o alargamento da avaliação da atividade física a menores de 15 anos: afinal, uma em cada três crianças portuguesas têm excesso de peso, algo que pode alertar para o facto de faltar exercício físico para as crianças.
Qual é o papel do Personal Trainer?
Pode-se apontar falhas diversas para um cenário em que, segundo o Instituto Nacional de Estatística, apenas 36,2% dos portugueses praticam exercício físico, pelo menos, uma vez por semana. E os outros 63%?
A pergunta é legítima quando, em Espanha, 49% dos espanhóis praticam uma atividade desportiva pelo menos uma vez por semana e, em França, essa percentagem sobe para os 60%.
Além disso, com as redes sociais a fazerem parte da vida e com profissionais a partilhar dicas de fitness de forma totalmente gratuita, com as ofertas crescentes no setor do fitness com ginásios a abrirem e com novos profissionais a criaram um mercado para todas as áreas, o que pode estar a falhar?
É verdade que o setor está a crescer de forma saudável, mas continua a faltar uma consciencialização clara da população sobre os benefícios do exercício físico. As condições sociais e económicas são também fatores que pesam, sendo que muitos não veem o exercício físico como algo útil, mas sim como uma despesa supérflua ou sem significado.
Por isso, torna-se necessário criar um conhecimento e uma consciencialização das pessoas para o impacto positivo que o exercício físico tem nas nossas vidas, incutindo esse conhecimento a todos, especialmente a crianças e jovens.
Como Personal Trainer, tens o conhecimento certo para desempenhar um papel de dinamizador e porta-voz dos benefícios do exercício físico. Ao longo dos últimos meses, temos apostado em ajudar na criação desse conhecimento, dando algumas dicas sobre a forma de ajudar atletas, mas também os Personal Trainers, a atingir objetivos em diversas áreas do fitness.
Mas é preciso mais:
👉 Partilha os benefícios
Os teus planos de treino devem refletir a preocupação de, para além de cumprir as expetativas dos teus atletas, uma vida mais saudável. Incute a importância do exercício físico e da forma como ele é um aliado para que a pessoa se sinta consigo própria.
👉 Conteúdos
Mais do que a construção de uma marca pessoal ou de divulgação de serviços ou, mesmo, de agregação de valor, a partilha de conteúdos práticos (como exercícios ou conselhos) de forma gratuita pode ser uma excelente forma de divulgares a importância do fitness. Os teus conteúdos podem chegar a pessoas que, não tendo condições financeiras para praticar desporto de uma forma acompanhada, podem-se sentir inspiradas a criar um plano de treino por si próprias.
👉 Parcerias com entidades públicas e privadas
Por que não criar um programa de apoio e promoção do fitness e apresentares esse programa a escolas e instituições públicas? A criação de parcerias que divulgem os benefícios do exercício físico junto de públicos-chave pode ajudar a aumentar a prática de desporto em determinadas áreas. A contribuição de instituições de saúde pode dar ainda um maior impulso aos programas, assegurando um acompanhamento especializado a cada um dos possíveis atletas.
👉 Planos “low-cost” sem ser “low” na qualidade
Tal como os equipamentos BOOMFIT, quesão bastante competitivos ao nível do preço e sem comprometer a qualidade, também tu podes criar um plano de treino personalizado low-cost para os teus atletas, assegurando que eles conseguem aceder a um serviço de acompanhamento que não comprometa resultados nem a qualidade que prestas, mas por um preço mais baixo. Este acompanhamento pode ser através da possibilidade de sessões através de videoconferência ou de vídeos onde explicas cada exercício, com encontros quinzenais ou mensais.
Este tipo de planos reduz os valores que investes, permitindo-te oferecer um plano equilibrado e para todos
Considerações finais
A divulgação do exercício físico como uma forma de atingir uma vida saudável é o meio certo para que mais pessoas evitem o sedentarismo. Incutir esta ideia é tão ou mais importante do que ter um ginásio super bem equipado. O atleta deve-se sentir bem, seguro e respeitado em todos os momentos da prática desportiva.
A tua função como Personal Trainer será assegurar que estes pilares se mantêm sólidos, criando uma relação de verdadeira confiança, fazendo ver ao teu atleta que o exercício físico não é uma despesa, mas um investimento que lhe mudará a vida.
Na BOOMFIT, queremos-te ajudar nessa missão. É por isso que trabalhamos todos os dias, com uma equipa sempre dedicada para ajudar a encontrar as melhores soluções: fala connosco! Também queremos fazer parte dessa missão.
Bons treinos!
Lascia un commento