A Black Friday está quase a chegar e com ela vêm as melhores oportunidades para equipares o teu espaço de treino ou...
Peso Livre ou Máquinas: A comparação, by Tiago Gago
Há quem goste mais de Pesos Livres do que as Máquinas de Musculação ou vice-versa. Afinal, qual destes métodos é o mais correto?
Os Pesos Livres são uma excelente escolha para quem opte por um treino mais funcional, que envolva vários músculos e movimentos naturais; as Máquinas de Musculação são úteis para focar em músculos específicos, proporcionar segurança e facilitar o treino para quem está no início.
A BOOMFIT esteve à conversa com o Personal Trainer Tiago Gago para perceber quais as diferenças e qual será o método mais recomendado.
“Uma forma de treino não será superior a outra”
Quando conversamos com o Tiago, percebemos que ele adotou o nosso lema de “Cada atleta é único”, até porque ele considera que, quando alguém se inicia neste tipo de treino, é preciso olhar para os objetivos: “Mais do que considerarmos o material, temos de considerar o indivíduo, escolhendo o [tipo de treino] que mais se enquadra às suas necessidades e particularidades”, diz o Personal Trainer, acrescentando que é preciso “avaliar a pessoa que temos diante de nós e tentar traçar o seu perfil, realçar as principais questões de saúde, experiência com o treino, lesões passadas, motivação, etc.” e só depois “selecionar o que melhor responde ao contexto específico de cada um. A pessoa com quem trabalhamos ou prescrevemos exercício é que nos dá essas respostas para um plano de exercício mais assertivo”.
Para o profissional, o Treino de Pesos Livres e de Máquinas difere apenas num ponto: a “direção da resistência. No primeiro caso, salvo alguns cenários mecânicos, a resistência provém da força da gravidade a atuar sobre uma massa, que é o haltere ou uma barra, logo a sua direção é sempre a mesma e o praticante tem de se ajustar a essa particularidade para conseguir obter um determinado desafio para um grupo muscular; já nas máquinas, a resistência provém das placas, mas pode ser redirecionada e aplicada a determinadas articulações, onde o praticante pode colocar-se numa posição mais estratégica e assim conseguir cumprir, de forma mais eficiente, com o objetivo do exercício”, explica. Para o Tiago, nenhuma forma de treino é superior à outra, ao contrário da “ideia” existente de que o treino com pesos pode ser superior às máquinas: “Chegados a esta altura, conseguimos compreender que não é bem assim”, até porque “tudo vai depender da mestria com que aplicamos uma ou outra abordagem e, obviamente, do indivíduo à nossa frente”.
No entanto, ambas as formas têm benefícios, podendo, até, “oferecer os mesmos resultados", pois os músculos “não sabem se se trata de um peso livre ou de uma máquina”. Caberá, isso sim, a um Personal Trainer “competente” saber “utilizar ambas em diferentes cenários”, pois “as [duas] abordagens podem coexistir num plano de treino. Todos os praticantes deveriam ter acesso a um profissional de exercício físico que pudesse enquadrar ambas num melhor contexto para a pessoa”, diz Tiago Gago, acrescentando que a estratégia seguida tem de ser a dos profissionais serem “mais conservadores no que toca à saúde do praticante e optar pelas soluções mais seguras e em função da sua evolução incluir uma ou outra no seu plano de treino”.
Para os atletas que agora se estão a iniciar no fitness, o profissional sugere que se ignorem “as ‘modas’ que vão surgindo” e que se recorra “a alguém que os possa guiar”, até porque “Cada vez mais os profissionais do exercício físico estão capacitados para trabalhar com todo o tipo de pessoas, pois possuem conhecimentos fortes ao nível da fisiologia e biomecânica que funciona como uma boa garantia para quem os procura”.
Considerações finais
Muitos poderão achar que as Máquinas são um método superior ao dos Pesos Livres e há quem ache também o contrário. Mas, no fim, tudo vai depender das reais necessidades do atleta e das suas condições físicas.
Tal como o Tiago diz, num “mundo perfeito”, todos “deveriam ter acesso a um profissional de exercício físico” que orientasse cada praticante para um plano de treino equilibrado e eficaz.
É por isso que, se fores um atleta, aquilo que te recomendamos é encontrar um Personal Trainer que te dê o apoio certo e que te ajude a traçar objetivos claros e palpáveis. Se és Personal Trainer, a tua função será orientar o teu atleta e oferecer os melhores equipamentos para que ele atinge as suas metas e se sinta valorizado.
É aqui que a BOOMFIT te pode ajudar: temos um portfólio com dezenas de equipamentos e acessórios, incluindo Pesos Livres e Máquinas, que vão apetrechar ainda mais os serviços que prestas. Fala com a nossa equipa: estamos disponíveis para te ajudar nos teus planos de expandir ainda mais o teu projeto!
Bons treinos!
Laissez un commentaire