A escolha certa dos equipamentos pode fazer a diferença na evolução de um treino? A resposta é claramente que sim....
Qualidade de vida e Exercício Físico: qual a ligação?
A qualidade de vida das pessoas está intrinsecamente ligada à realidade diária de cada um: a vida familiar e profissional contribuem decisivamente para o seu dia-a-dia, refletindo-se no comprometimento com metas e compromissos.
A mesma lógica aplica-se ao exercício físico. Cada vez mais encarado como sendo um escape diário e como uma forma de melhoria da saúde mental, o exercício físico também desempenha um papel fundamental no dia-a-dia de atletas, afetando positivamente a sua vida.
Já temos abordado noutros artigos aqui no blogue esta ligação entre a qualidade de vida e o exercício físico.
Mas, afinal, o que é isso de qualidade de vida e como ela é impactada pelo exercício físico e por um plano de treino criado à medida da pessoa a que te propões treinar?
Esta é uma pergunta a que vamos responder.
O que é “qualidade de vida”?
Segundo a Khan Academy, uma organização sem fins lucrativos, a definição de qualidade de vida é algo volátil e subjetivo, dependendo principalmente de cada forma e da forma como cada pessoa observa o mundo, a partir das suas vivências e experiências.
Este conceito abarca três aspetos de cada indivíduo:
👉 O ser
Cada um é o resultado de uma série de hábitos, de habilidades, dos valores e inteligência, ou seja, é a soma de tudo o que foi aprendido.
👉 O pertencer
Envolve as relações, sejam reais ou virtuais, com o resto do mundo (família, amigos, vizinhos, colegas, grupos, seguidores em páginas de redes sociais, etc.).
👉 O tornar-se
São as expectativas e possibilidades de vir a tornar-se em algo, de se tornar em alguém que gostaria de ser, de pertencer a determinado grupo, etc.
Como é que o exercício impacta a qualidade de vida?
A ligação entre a prática de exercício físico e a qualidade de vida não é assim tão ténue e está ligada principalmente à forma como o indivíduo se vê, mas também aquilo que sente.
Quando estás a delinear um plano de treino com o teu atleta, terás de ouvir os seus anseios, medos, expectativas e objetivos. Isto permitirá analisar a pessoa que está à tua frente, percebendo o seu estado de espírito e tirando algumas conclusões sobre o seu “ser/pertencer/tornar-se” (sim, estamos mesmo a falar de uma abordagem holística, até porque não estás só a intervir no corpo, mas a ajudar a mente também).
Como deverás saber, o exercício físico tem um forte impacto na saúde mental, diminuindo o stress e aumentando o bem-estar, pois os treinos promovem a libertação de endorfinas e serotoninas que melhoram e regulam o humor e o bem-estar, além de promover o relaxamento muscular e a melhoria da qualidade do sono. Para os atletas e praticantes, praticar exercício é um escape ao dia-a-dia, encontrando nisso uma motivação para continuar.
Além disso, o exercício físico ajuda a reduzir o risco de doenças crónicas, como a diabetes ou a hipertensão, e até tem impacto na pele, ajudando na oxigenação da derme.
Considerações finais
A “qualidade de vida” é um conceito abstrato, mas que envolve muitas condicionantes que são bem reais. Por isso, deves ter em atenção todas as condicionantes e vivências de um atleta quando estiveres o estiveres a treinar (ou que propões a faze-lo!), ajudando-o a tornar-se uma pessoa melhor.
Essa pode ser uma missão complicada, mas acredita: um plano de treino é um compromisso conjunto em que tu e o teu atleta trabalham em conjunto para chegar a bom porto. Do lado da BOOMFIT, poderás encontrar todas as ferramentas para que tu e o teu atleta consigam atingir esse objetivo, com dezenas de equipamentos e acessórios que fazem toda a diferença no resultado final. E a nossa equipa está sempre pronta a ajudar!
Hinterlassen Sie einen Kommentar